28 de dezembro de 2012

Pretty Little Liars | De livro a série


Muitos sabem que Pretty Little Liars é uma adaptação dos livros - os usa como base, mas não segue o mesmo plot - escritos por Sara Shepard e muito poucos têm coragem pra ler porque são muitos livros. A série é composta, até então, por 15 livros (sendo um especial narrado pela própria Alison antes de sua morte, que será lançado nos EUA no dia 2 de janeiro de 2013, e mais um livro que dá sequência à série, que será lançado em junho de 2013) e, aparentemente, a escritora pode escrever ainda mais livros para a sequência.





Os livros são um tanto diferentes da série no quesito trama, embora ambos sejam muito bons. Portanto, se você tem vontade de ler os livros pra descobrir quem está no team -A, sinto muito, mas *SPOILER* nem team -A tem no livro *FIM DE SPOILER*. Agora, se você quer saber como são seus personagens favoritos de uma forma diferente, os livros serão ótimos pra matar sua curiosidade e farão você amar/odiar outros personagens também! Os livros nos mostram melhor cada personagem, seus conflitos, dúvidas e medos, o que nos faz gostar ainda mais deles! Em minha opinião, os dois têm histórias ótimas, apesar de um pouco diferentes.

A partir de agora, se você não quer saber spoilers (tanto da série quanto do livro), vá para o penúltimo parágrafo do post, onde links para os livros estão disponíveis ;)

Vamos nos guiar pelas perguntas mais feitas:

Quem faz parte do Team -A? O Team não existe nos livros, embora duas pessoas até agora tenham desempenhado o papel de -A: Mona e Alison. A verdadeira Alison.

Mona é -A? Nos livros Mona também é -A, embora ela morra no final do quarto livro, depois das liars descobrirem que ela é -A. Ela nunca vai para Radley nos livros, até mesmo porque Radley era uma espécie de instalação para crianças, que se torna um hotel luxuoso e cheio de histórias


Toby é -A? Nunca foi e nunca será. Toby se suicida no segundo livro, pois se sente culpado por ter abusado de Jenna (Na série, acontece o contrário). Toby não tem nenhum relacionamento com Spencer nos livros.

Por que -A fica atrás das meninas? Mona persegue as meninas por vingança: Ela sofria com as intimidações do grupo de Alison. Já Alison persegue as meninas para se vingar de Courtney e porque ela é má e insana, mesmo. Podem existir outros motivos, que serão revelados futuramente.

Quem matou Alison? Alison. Quem morreu, na verdade, foi sua irmã gêmea, Courtney. Hanna encontra vestígios de Courtney no sétimo livro, embora não consiga ligar os pontos. Após Alison tentar matar as meninas incendiando o celeiro da casa de Spencer, as meninas a vêem na floresta, embora os bombeiros acreditem que elas tinham apenas inalado muita fumaça. Um livro depois, Jessica DiLaurentis a mamãe monstro faz um auê chama a imprensa e declara a existência de Courtney que é, na verdade, Alison

Alison está viva? Até que se prove o contrário, sim. A amiga das liars que morreu era a irmã gêmea de Alison, Courtney, que era escondida da sociedade por ter transtornos mentais. Para ser tratada, Courtney ficava numa clínica chamada 'The Preserve at Addison-Stevens', mas visitava sua família e era escondida por todos de vez em quando. Em uma das visitas, Courtney convence a família de que ela é Alison, e Alison vai para a clínica no lugar dela, sendo libertada no dia da morte da irmã. Enquanto isso, Courtney finge ser Alison.  

Alison é má nos livros? E Courtney? Alison, antes de ir para o sanatório, já era uma pessoa cruel. Após ir ao sanatório, Alison se torna, além de cruel, insana. Já Courtney tinha transtornos mentais, o que não a classifica como uma pessoa má, mas doente. Porém, a vilã da história é Alison.

Os romances são iguais? Nenhum romance - repito, NENHUM ROMANCE - é 100% igual aos livros. Maya e Emily ficam juntas, mas terminam e Maya não morre. Caleb não existe nos livros. Toby, como já disse, nunca fica com Spencer, e se suicida no segundo livro. Ezra e Aria ficam juntos por muito pouco tempo, mas alguém os denuncia e Ezra vai embora, voltando depois de muito tempo. Após isso, eles não ficam juntos. Nos livros, Aria fica com Noel, Hanna fica com Mike o irmão da Aria, sim, Emily fica com Isaac e engravida dele, e Spencer é sempre a que mais se ferra no universo tem vários casos, e fica com Reefer, um hippie da faculdade.

A mudança dos romances interfere na história? Sim e não. Sim, porque as tramas acabam se tornando diferentes, já que os namorados da série têm características diferentes dos namorados dos livros. E não, porque a trama central - descobrir quem é -A e descobrir seus motivos - continua sendo a mesma.

E Jenna Marshall? Nos livros, Jenna era amiga de Courtney, e sabia da existência de Alison. Tudo no passado, porque Jenna é morta por Alison. Inclusive, a cegueira de Jenna é arquitetada por ela e Courtney para culpar Toby (que abusava de Jenna).


Quem morre nos livros? Courtney, Toby, Ian e Jenna. Outros personagens que nunca apareceram na série também morreram.

Qual foi a pior coisa que -A fez? Acredito que quase matar as liars num incêndio na casa de Poconos de Alison.

As liars têm algum segredo? Assim como nos livros, as liars são cobertas de segredos. Porém, os maiores segredos que elas têm são a história de Jenna e a história de Tabitha Clark.

As liars são muito diferentes nos livros? Fisicamente, sim. Tratando-se de personalidade, um pouco. Todas as liars são mais intensas e, muitas vezes, conseguimos entender o motivo pelo qual elas eram amigas de Ali.

Quais são os suspeitos das liars enquanto elas não sabem quem é -A? Basicamente os mesmos da série. Toby, Jenna, Ian, Melissa, alguns personagens que não existem na série... Mas, nos últimos livros, as meninas já estão batendo pino saturadas, então acabam desconfiando de tudo e todos. 

Como as liars descobrem que Mona é -A? De forma quase idêntica à série. A única coisa diferente é que Spencer não chega a ir ao covil de -A com Mona, e que Mona morre logo após a descoberta.

Como as liars descobrem que Alison é -A? Pouco antes de Alison tentar colocar fogo na casa em Poconos, ela mostra a verdade para as meninas.

Só as liars descobrem a identidade de -A? Não. A polícia aparece nas descobertas das duas identidades, e o caso se torna público. O caso se torna tão público que um filme sobre a história é feito. 

Lembrem-se: Mais livros serão lançados e, portanto, muitas respostas podem ser modificadas com a revelação de novos segredos.

Curiosidades (com spoilers):
- Os pais de Aria se separam assim que Ella descobre a traição. Assim, Byron vai morar com Meredith e os dois têm um filho;
- Melissa e Spencer são irmãs de Alison e Courtney, e não de Jason;
- Emily tem irmãos mais velhos (um irmão e duas irmãs) e é ruiva;
- Spencer é loira de olhos verdes nos livros, enquanto Hanna é morena de olhos castanhos;
- Emily é bissexual e engravida de um namorado. Ela doa a criança, que é uma menininha;
- Muitos personagens não existem nos livros, como Caleb, Paige, Garrett, Holden, Samara e Alex. Em contrapartida, existem muuuuuitos personagens nos livros que não existem nas séries;
- O pai de Hanna entra para a política, e Hanna mora com a família insuportável e nojentinha do pai por um tempo;
- Hanna vai para uma clínica (Preserve) para tratar transtornos alimentares;
- Spencer é ainda mais competitiva em relação à irmã;
- Spencer e Hanna têm bichinhos de estimação;
- O primeiro livro corresponde ao primeiro episódio da série.

Os livros são encontrados no Brasil, traduzidos, até o 8º livro, em livrarias como a Saraiva, e podem ser comprados online! Mas ATENÇÃO 1: Eles vendem tanto as versões traduzidas quanto as originais em inglês, logo, certifique-se de que você está comprando o título na língua correta!
ATENÇÃO 2: Os livros não estão na ordem correta no site, e eu acredito que eles não têm a numeração marcada na capa, então vejam a sequência:
Pretty Little Liars [Maldosas]
Flawless [Impecáveis]
Perfect [Perfeitas]
Unbelieveable [Inacreditáveis]
Wicked [Perversas]
Killer [Destruidoras]
Heartless [Impiedosas]
Wanted [Perigosas]
Twisted
Ruthless
Stunning
Burned
Crushed (Será lançado em junho de 2013)
Pretty Little Secrets (Especial que se passa entre Unbelieveable e Wicked)
Ali's Pretty Little Lies (Será lançado em janeiro de 2013)

Porém, se você não tem problemas em ler os livros de forma digital e não quer gastar dinheiro com os livros em papel, nós do WSBR resolvemos seu problema! Clique aqui para baixar todos os livros traduzidos, menos Burned (Crushed e Ali's Pretty Little Lies ainda não foram lançados e, portanto, não se incluem na lista). O diário de Alison, liberado no site da ABC Family, também se encontra no pacote. Divirtam-se! ;)

6 comentários:

  1. Muito bom o blog, esclareceram muito das minhas dúvidas.. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. muito boas as informações, obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Alguém sabe se vão lançar todos os livros no brasil?? estou completamente apaixonada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rute! Os livros disponíveis até agora são encontrados em várias livrarias ou você pode comprá-los pela internet através do site da saraiva ou submarino. E os últimos dois livros, devem chegar ano que vem no Brasil!

      Excluir
  4. Eu queria Saber O seguinte Quais Livros tem A ver com A 1 temporada e as outras??

    ResponderExcluir
  5. Eu queria Saber O seguinte Quais Livros tem A ver com A 1 temporada e as outras??

    ResponderExcluir